Hoje em dia as assinaturas digitais aceitas pela ICP Brasil possuem alguns padrões a serem seguidos – sendo eles: PAdES, XAdES e CAdES.
PAdES – PDF Advanced Electronic Signatures
Padrão de assinatura presente e utilizada exclusivamente em arquivos de formato .pdf. O maior diferencial perante aos outros padrões é que permite a representação visual no próprio arquivo.
Recomendado para funções exclusivas de assinatura de documentos em PDF por ter facilitada sua realização, troca e visualização (que pode ser realizada por leitores de PDF como Adobe Reader), porém dificulta o uso em sistemas customizados.
XAdES – XML Advanced Electronic Signatures
O padrão XAdES é específico para assinatura de arquivos em XML, ele também permite que sejam assinados arquivos em formato de texto ou binários, por exemplo. Com esse padrão é possível ainda assinar parcialmente um documento eletrônico, algumas funcionalidades dependem de dados adicionais inseridos em seu registro e serão adicionados no momento da requisição/validação.
CAdES – CMS Advanced Electronic Signature
O padrão de assinatura CAdES reúne as funcionalidades de assinatura de ambos, podendo realizar a assinatura de qualquer arquivo digital. Toda assinatura realizada utilizando esse padrão irá criar um arquivo de extensão .p7s (arquivo criptografado mediante à assinatura digital).
Esse formato de arquivo é em geral requisitado para envio de obrigações a SEFAZ , pois a própria Secretaria disponibiliza gratuitamente um assinador CAdES para arquivos. Esse padrão, semelhante ao XAdES, pode necessitar de dados adicionais, como por exemplo certificados de chave pública, carimbo do tempo, LCR e até detalhes da política de assinatura