Dúvidas que você talvez tenha

Seja bem-vindo(a) ao suporte do Certificado Digital CDL Anápolis

Gostamos de atender nosso cliente em sua totalidade, proporcionando a melhor experiência possível. Temos uma equipe capacitada e especializada focada em entregar o melhor serviço. Pensando em nosso usuário, criamos uma F.A.Q. com respostas às dúvidas mais frequentes que recebemos em nosso atendimento. Veja se a sua dúvida já está respondida logo abaixo, mas se não estiver, NÃO ENTRE EM PÂNICO. Teremos grande satisfação em te atender e responder todos os seus questionamentos.

Pessoa Jurídica – Na validação presencial é necessário apresentar a documentação relacionada à empresa titular do certificado digital em seu formato original ou cópia autenticada. Também se faz necessário apresentação dos documentos de pessoa física em seu formato original que represente legalmente à pessoa jurídica.

  • Ato Constitutivo, apresentado de forma completa e devidamente registrado no órgão. Caso o Ato Constitutivo que está em vigor não seja a primeira versão do documento, será necessária a apresentação da última versão com as alterações consolidadas, caso contrário, deverá ser apresentado o Ato primitivo/primário e todas as posteriores alterações Constitutivas apartadas.
  • Ata de Eleição, apresentada de forma completa e devidamente registrada. Aplicável aos casos em que a forma de representação da pessoa jurídica é definida em Ato separado ao de Constituição.
  • Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral do CNPJ, impresso do site da Receita Federal do Brasil, na data da validação presencial. 
  • Sobre o(s) representante(s) legal(is): Os representantes legais da pessoa jurídica serão identificados conforme cláusula de administração/representação do Ato Constitutivo. Caso, no descritivo da cláusula, cite que a representação da pessoa jurídica é realizada mediante assinatura conjunta dos seus representantes legais, haverá a necessidade de que todos os citados compareçam à validação presencial do certificado.

Pessoa Física – Documento de identificação original, dentre as seguintes opções: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Carteira de Identidade de Estrangeiro, bem como os documentos com foto, que por força de Lei, equivalem a documentos de identidade em todo território nacional, como por exemplo a OAB, CRC, CRM, etc.

Recomenda-se que o cliente apresente dois documentos de identificação diferentes, pois conforme normativa vigente, caso não haja suficiente clareza em um dos documentos apresentados, haverá a necessidade de análise do segundo documento.

  • Cadastro de Pessoa Física – CPF: Apresentação de documento que contenha o registro em questão. Durante a validação presencial, a numeração será verificada no site da Receita Federal do Brasil pelo colaborador responsável pelo atendimento.
  • Comprovante de Endereço em nome do titular do certificado a ser validado: Entende-se como comprovante de endereço, contas de concessionárias de serviços públicos: água, luz, telefonia fixa ou móvel e TV a cabo; extratos bancários e de administradoras de cartão de crédito ou contrato de aluguel no qual conste o nome do titular. O documento apresentado não deve ter ultrapassado três meses da sua emissão. A documentação solicitada atende nossa Resolução 90, do comitê Gestor de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
  • De apresentação *opcional: PIS, PASEP, Título de eleitor. Caso sejam informados no momento da compra do produto, devem ser apresentados na validação presencial agendada.

Todos os documentos relativos à pessoa física que devem ser apresentados em sua forma original e bem conservados, sem avariar que impeçam a identificação dos dados informados. 

*Documentos datados que estejam vencidos não serão aceitos

Para você que tem uma rotina agitada ou não dispensa comodidade, a CDL Anápolis oferece o serviço de visita in company, delivery.

Entre em contato, consulte nossos preços e disponibilidade.

Diante do cenário atual com o Coronavírus (COVID-19), a CDL Anápolis acredita que o mais importante é manter as pessoas seguras. Afinal, não são somente os dados que precisam ser protegidos, e sim a saúde de cada um de nós e nossos familiares. Com essa prioridade, estamos trabalhando em conjunto com nossos parceiros, seguindo rigorosamente os protocolos de saúde recomendados pela Organização Mundial da Saúde e pelas autoridades locais, e nos adaptando à realidade atual para garantir a continuidade de nosso serviço, mesmo que seja de forma remota ou parcial, à sociedade.

Recomendamos que neste momento amplie a utilização do seu Certificado Digital. Com ele você pode assinar documentos digitalmente, evitando assim deslocamentos seu e da outra parte, garantindo um processo totalmente seguro e digital. Adotando essas iniciativas vamos minimizar os riscos de contágio e proteger nossos negócios e sociedade.

Conte com a CDL Anápolis para que, juntos, possamos superar esse momento. Logo teremos nossa rotina reestabelecida e estamos aqui para ajudá-lo a escrever novas histórias felizes.

A CDL Anápolis realiza a validação de certificados digitais na modalidade videoconferência. Essa forma de validação garante maior facilidade e agilidade ao Cliente, que não precisa se deslocar até um posto de atendimento para obter o Certificado Digital.

Para fazer a validação por videoconferência alguns requisitos precisam ser atendidos:

  • Ser certificado A1: O certificado precisa ser modelo A1 (arquivo instalado na máquina com validade de 1 ano). Os certificados modelo A3 (em cartão ou token) ainda não estão sendo emitidos pela CDL Anápolis na modalidade de videoconferência;
  • 1ª Validação: Caso o representante legal que fará a validação não tenha biometria cadastrada nas bases de dados da certificação digital, é necessário ter a CNH para seguir com a validação por videoconferência.


Após realizar a compra do seu certificado pelo site, escolha a opção de agendamento na modalidade “Videoconferência”. Escolha o melhor dia e horário para fazer a validação do seu certificado totalmente online e pronto: agendamento concluído.

No dia da validação (dia do agendamento):

  • Você irá receber no mesmo e-mail cadastrado na compra, com até 15 minutos de antecedência do horário do seu agendamento, um link para acessar a sala de reunião junto com um funcionário da CDL Anápolis. Fique atento, pois esse link não será enviado ao finalizar a compra, mas sim 15 minutos antes do seu horário de agendamento, e sempre por e-mail. 
  • Para se conectar na sala de reunião você pode usar um smartphone (android ou IOS), ou, um computador/notebook. Sua conexão com a internet deve ter boa qualidade, para que o nosso funcionário possa te ver e ouvir com clareza. Caso a sua conexão caia ou apresente instabilidade, será necessário reagendar a validação;
  • Ao se conectar na sala virtual, o funcionário CDL irá solicitar alguns documentos e também irá confirmar alguns dados. Para facilitar, tenha em mãos os mesmos documentos anexados na compra do certificado. Tenha também um documento de identificação original (RG, CNH ou outros) e também o contrato social, caso seja um certificado de pessoa jurídica;
  • Você irá precisar de um smartphone com iOS ou Android para instalar o aplicativo SpidX. Vamos utilizar esse aplicativo para coletar a sua biometria facial (foto da face). Para agilizar, acesse a loja oficial de aplicativos do seu smartphone e já realize a instalação do app;

Download para Androide

Download para IOS

  •  Durante a videoconferência você será orientado a cadastrar uma senha para realizar a instalação do seu certificado posteriormente. Guarde bem essa senha, pois não temos como recadastrá-la ou recuperá-la em caso de extravio.

Após a videoconferência:

  • Seu certificado deverá ser instalado. Normalmente o funcionário CDL lhe informará um horário a partir do qual a instalação poderá ser realizada. Para instalar você irá precisar de uma máquina com Windows, navegador Google Chrome, número do seu protocolo (começa com 1010 e você recebeu por e-mail) e senha de instalação cadastrada no momento da videoconferência.
  • Pronto! Seu certificado foi validado, instalado e já está pronto para uso!

O comprador fará a compra via e-commerce e no ato da compra ele irá inserir o seu cupom, atrelando o comissionamento da compra ao seu usuário, em seguida ele irá agendar a emissão do certificado em um posto da rede Serasa. Ao final do processo de emissão o comprador receberá a mídia (cartão) e a leitora para poder já utilizar seu certificado.

Hoje em dia as assinaturas digitais aceitas pela ICP Brasil possuem alguns padrões a serem seguidos – sendo eles: PAdES, XAdES e CAdES.

PAdES – PDF Advanced Electronic Signatures

Padrão de assinatura presente e utilizada exclusivamente em arquivos de formato .pdf. O maior diferencial perante aos outros padrões é que permite a representação visual no próprio arquivo.

Recomendado para funções exclusivas de assinatura de documentos em PDF por ter facilitada sua realização, troca e visualização (que pode ser realizada por leitores de PDF como Adobe Reader), porém dificulta o uso em sistemas customizados.


XAdES – XML Advanced Electronic Signatures

O padrão XAdES é específico para assinatura de arquivos em XML, ele também permite que sejam assinados arquivos em formato de texto ou binários, por exemplo. Com esse padrão é possível ainda assinar parcialmente um documento eletrônico, algumas funcionalidades dependem de dados adicionais inseridos em seu registro e serão adicionados no momento da requisição/validação.


CAdES – CMS Advanced Electronic Signature

O padrão de assinatura CAdES reúne as funcionalidades de assinatura de ambos, podendo realizar a assinatura de qualquer arquivo digital. Toda assinatura realizada utilizando esse padrão irá criar um arquivo de extensão .p7s (arquivo criptografado mediante à assinatura digital).

Esse formato de arquivo é em geral requisitado para envio de obrigações a SEFAZ , pois a própria Secretaria disponibiliza gratuitamente um assinador CAdES para arquivos. Esse padrão, semelhante ao XAdES, pode necessitar de dados adicionais, como por exemplo certificados de chave pública, carimbo do tempo, LCR e até detalhes da política de assinatura

O e-CNPJ é o certificado digital para empresas, vinculado ao CNPJ, que possibilita a realização de transações online de maneira segura com validade jurídica. O e-CNPJ deve ser emitido para o representante legal da empresa na Receita Federal.

O Certificado Digital e-CPF é a versão eletrônica do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e permite realizar operações na internet com a mesma validade jurídica que o documento físico.

O Projeto NF-e é um dos pilares do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que incentiva os contribuintes a trocarem as notas fiscais pelas eletrônicas e facilita a comunicação com órgãos fiscalizadores e administrações tributárias (Receita Federal, Secretaria da Fazenda – Sefaz Estadual, etc).

É o momento em que a identidade do solicitante é confirmada. Trata-se de uma etapa indispensável para a posterior emissão (entrega) do novo Certificado Digital.

A CDL Anápolis disponibiliza três modelos de atendimento:

  • Presencial – para todos os clientes;
  • Videoconferência – para os clientes com dados biométricos cadastrados;
  • Emissão Externa – realizamos a emissão no local do cliente, residência, empresa, escritório.

Para agendar, clique aqui e escolha o melhor dia e horário, o modelo do certificado e tipo de atendimento. Basta preencher todos os dados solicitados e comparecer a CDL no horário escolhido.

e-CPF

  • 1 documento de identificação com foto e dentro do prazo de validade (RG, CNH ou RNI);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF.

Atenção: para os Certificados Digitais e-Profissões, além da documentação acima, serão solicitados os documentos funcionais*, tais como: CRC, OAB, CREA, CRM, dentre outros (dentro do prazo de validade).

* Documento oficial de identificação profissional, reconhecido por lei federal. A identidade funcional só pode ser solicitada por profissionais em atividade.

e-CNPJ?

  • Alterações contratuais (se houver): As alterações devem ser devidamente registradas nos órgãos competentes. Se a última alteração for a versão consolidada, não é necessário apresentar o documento de constituição. Caso contrário, será preciso apresentar todas as alterações anteriores.
  • Documentos de eleição da diretoria vigente, quando aplicável;
  • Cartão CNPJ impresso no máximo 3 meses da data da validação do certificado.


Atenção: Originais podem ser substituídos por cópia autenticada. Neste caso, as cópias autenticadas serão retidas.

Caso a validação seja feita por um Representante Legal cadastrado na Receita Federal, será necessário levar também:

  • 1 documento de identificação com foto e dentro do prazo de validade (RG, CNH ou RNI);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF.


Atenção: Originais não podem ser substituídos por cópia autenticada.

Sim, mas para habilitar é necessário apresentar no momento da validação o comprovante do número do PIS, caso você seja funcionário de uma empresa. Na falta deste documento. Será permitido apresentar qualquer dos documentos abaixo:

  • Cartão do PIS;
  • Extrato do FGTS;
  • Cartão Cidadão.


Já profissionais autônomos devem apresentar:

  • Comprovante do Cadastro Específico;
  • Matrícula do INSS (CEI);
  • Impressão atualizada da página da DATAPREV.
Sim, com o e-CPF você pode declarar o seu Imposto de Renda de maneira mais prática e segura através da opção “Declaração Pré-Preenchida”.

Sim! Em alguns casos é necessário habilitar o Certificado na plataforma e o passo a passo é bem simples:

  • Na barra de tarefas, procure uma “Seta” apontando para cima;
  • Procure o ícone do PJe Office e depois clique com o botão direito do mouse em “Configuração de Certificado”;
  • Em seguida clique em “Avançado” e no campo “Tipo” verificar se tem a opção “PKCS11”;
  • Clique duas vezes nela. A senha do seu Certificado Digital será solicitada. Clique em “Ok” e pronto!
Sim, uma das funções do e-CNPJ é emissão de Notas Fiscais Eletrônicas. Porém o acesso a solução é restrito aos sócios e representantes legais da empresa. Caso sua empresa esteja ganhando escalabilidade e você precise delegar esta função a outros colaboradores, recomendamos que adquira o NF-e.
Não, o e-CNPJ é restrito para obrigações que abrange apenas a Pessoa Jurídica, ou seja, a sua empresa.

É um atendimento virtual no qual a identidade do solicitante é confirmada. No dia e hora agendados, basta acessar um link que é enviado previamente ao seu e-mail para iniciar o atendimento.

A emissão on-line é realizada através de vídeo conferência. Necessário Computador com WebCam e Microfone, sistema operacional Windows 8 ou superior, navegador Chrome e boa conexão com a internet.

Para realizar a videoconferência é necessário:

  • Ter um dispositivo (computador, celular ou tablet) com câmera e conexão à internet;
  • Estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação, utilizando, se possível, fones de ouvido para uma melhor qualidade de áudio.

O atendimento pode levar de 15 a 30 minutos.

Por meio de um link que será enviado ao seu e-mail. No dia e hora agendados, assim que clicar no link e informar o seu código de acesso, um Agente de Registro estará aguardando para iniciar o atendimento.

O link para realizar a videoconferência é enviado ao e-mail que você informou no momento do cadastro para emissão do Certificado Digital. Verifique, além da sua caixa de entrada, as pastas lixo eletrônico e spam.

Sim, é possível. Se você deseja ter apenas um Certificado Digital, SEM o cartão ou token. Lembramos que este tipo de Certificado tipo A3, somente funciona quando está armazenado em uma mídia, cartão ou token. Necessário apresentar a mídia no momento do atendimento.

Sim. Consulte preços e disponibilidade através do telefone (62) 3328-0008 ou WhatsApp (62) 3328-0008.

O Certificado Digital A1 é emitido e armazenado no computador. O uso da senha de acesso é opcional e sugerirmos, para a sua segurança, que você grave uma cópia dele em um outro dispositivo para os casos em que, por exemplo, seu computador seja formatado.

Outra característica deste tipo de Certificado é a validade restrita a um ano (12 meses).

Características do Certificado A1:

  • Armazenado e emitido no computador.
    Senha opcional;
  • Permite a cópia e uso em outros dispositivos;
  • Validade de 1 ano (12 meses);
  • Não exige o uso de mídias (Cartão/Token);
  • Dispensa a necessidade do preparo do computador para o uso.


O Certificado Digital A3 é emitido e armazenado em uma mídia criptográfica, que pode ser um Cartão e Token (parece um pen drive), ou na nuvem, o qual chamamos de Móvel ID. A validade deste Certificado pode ser de até 60 meses, dependendo do local de armazenamento. E, nesta modalidade, o acesso ao Certificado, obrigatoriamente, é protegido por uma senha ou dois fatores de autenticação – na nuvem.

Características do Certificado A3:

  • Armazenado e emitido em mídias (Cartão, Token ou nuvem);
  • É protegido por senha ou duplo fator de autenticação;
  • Não pode ser copiado;
  • Validade de 1 a 5 anos (12 a 60 meses);
  • Exige o uso da mídia, exceto se armazenado na nuvem;
  • O computador deve ser preparado antes do primeiro uso.

Essa senha serve para revogar o Certificado Digital em caso de roubo ou perda da mídia criptográfica.

O Certificado Digital é o documento de identificação no meio eletrônico, que permite realizar diversos serviços e assinar documentos com validade jurídica e agilidade.

O e-CPF é a Identidade Digital da Pessoa Física no meio eletrônico. Também conhecido como CPF Digital, pode ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal do Brasil (RFB) e dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, acessar o eSocial e o Conectividade Social, enviar a Declaração do Imposto de Renda com muito mais facilidade, entre outras aplicações.

O e-CNPJ é a Identidade Digital da Pessoa Jurídica no meio eletrônico, que viabiliza a autenticação em sistemas públicos ou privados em nome da empresa. Com o e-CNPJ é possível assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita, acessar ao programa Conectividade Social, emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), entre outras aplicações.

A CDL Anápolis não possui cópia das senhas PIN e do PUK dos certificados digitais, sendo o cliente responsável pela guarda e proteção das senhas bem como a preservação dos dados do certificado digital, conforme a cláusula 7 da Política de Garantia e as cláusulas 5 e 6 do Termo de Titularidade entregue ao cliente no momento da validação.

A senha PIN possui de 4 a 8 caracteres, e após 3 tentativas incorretas de digitar esta senha, ela é bloqueada e somente com a senha PUK poderá ser efetuado o desbloqueio.

Caso também não se recorde a senha PUK ou erre 3 vezes, será necessário adquirir um novo certificado.

Não! Para assinatura de documentos é necessário o uso de um aplicativo ou site que faça a assinatura. O certificado faz somente o papel de assinar o documento, fazendo com que o mesmo tenha validade jurídica.

  • Representante legal cadastrado na Receita Federal;
  • 1 documento de identificação com foto e dentro do prazo de validade (RG, CNH ou RNI);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI).
O e-MEI tem a função semelhante ao e-CPF. Portanto não é possível emitir Notas Fiscais.
O e-MEI é recomendado para realizar serviços na Receita Federal, Declarar Imposto de Renda, acessar diversos serviços digitais do governo e assinar contratos sem a necessidade de deslocamento. Já o e-CNPJ é obrigatório para empresas com mais de um colaborador e permite a emissão de Notas Fiscais.
Praticidade na assinatura de contratos, evitando burocracia e deslocamento, facilidade para declarar Imposto de Renda e acesso portais de órgãos governamentais. Além disso, ele possui um valor diferenciado para este público.

Fale com um consultor e tire todas as
suas dúvidas sobre o Certificado Digital